Eu não tenho Twitter, como faço para ter um?

Depois de algum tempo sem criar artigos 100%¨novos, muito por causa das revisões que venho fazendo ao INFOmoz, as correcções no código do MZNotícias, os testes na faculdade, os primeiros dias no meu novo(e primeiro emprego), e muito mais ocupações, que se encarregam de me ocupar nas míseras 24 horas a que tenho direito, aqui vai um artigo, especialmente a dedicar a um serviço da internet, o twitter.

Bem, criei outro artigo, ilustrado com imagens a mostrar como criar uma conta no Twitter. Visite estes artigos para entender melhor:

Como criar uma conta no Twitter

Como usar o Twitter

Comecemos o artigo pela Wikipédia:
Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite que os usuários enviem atualizações pessoais contendo apenas texto em menos de 140 caracteres via SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, site oficial ou programa especializado. Foi fundado em marçode 2006 pela Obvious Corp. em São Francisco.

As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las. Usuários podem receber atualizações de um perfil através do site oficial ou por RSS, SMS ou programa especializado.

Fonte: Wikipédia

Só para deixar claro aqui, vou acrescentar: as actualizações via sms no Twitter não estão disponíveis para todos os países, como por exemplo, Moçambique.

O sucesso do Twitter como rede social, ou serviço para atração de utilizadores foi tão grande, que quase todas as personalidades do mundo, pelo menos as que se interessam pela web, tem um perfil no twitter. Mas como este parágrafo pode não convencer a todos, vamos deixar bem claro quais perfís existem no Twitter.

Barack Obama tem um perfil no Twitter, e usou para a sua campanha eleitoral. Que eleitor não quer saber o que o seu candidato anda a fazer no seu dia-a-dia, que no Twitter pode até ser no seu minuto-á-minuto?

Dihitt tem um perfil no Twitter. Primeiro do dihitt é uma das minhas redes sociais favoritas, pela forma que está organizada, e pelo envolvimento constante dos administradores na rede(o Pablo está sempre lá). Todas as actualizações do dihitt podem ser seguidas no twitter.

INFOmoz tem um perfil no twitter. O melhor portal de Informática em Moçambique também já está no twitter. Todas as actualizações do INFOmoz, mznoticias, agregador de notícias sobre Moçambique, e Mundo da fama, Blog sobre celebridades e eventos com famosos pode ser acompanhada através de Twitter!

O Professor carlos Serra tem um Twitter. O Blog Diário de Um Sociólogo, considerado segundo melhor blog em português, também já está presente no Twitter.

Agora só resta falar do funcionamento do Twitter, pois provavelmente você já pretende abrir uma conta no serviço. Se ainda não pensou nisso, eu insisto que o faça, os seus amigos e admiradores agradecem!

Criar uma conta no Twitter é tão simples como criar uma conta numa outra rede social que você provavelmente já usa. Depois de criada a conta, você só tem de informar aos seus amigos sobre o seu twitter e assim começar a ter seguidores do seu perfil. Procure perfís de pessoas que você admire e siga também, para assim receber actualizações sobre o que essas pessoas andam fazendo.

Enviar uma actualização para o Twitter, pelo menos pelo método mais comum para alguém que não possui previlégios de enviar actualizações via sms, é faze-lo pelo próprio site do Twitter. O segredo é o seguinte: Você faz o login na sua conta do Twitter e na homepage aparece uma caixa de texto para você colocar a sua actualização. Lembre-se 140 caracteres apenas!
Você também pode enviar uma actualização para uma pessoa específica, bastando para isso indicar o username da pessoa na mensagem. Por exemplo, para enviar uma actualização para o INFOmoz, apenas precisava fazer:

@infomoz sua mensagem.

Este é que é o funcionamento básico do serviço que está a revolucionar os relacionamentos na internet. Você pode deixar os seus comentários, críticas, dúvidas e sugestões relacionadas a este artigo laqui mesmo! E você, já tem o seu twitter? Pode responder a esta pergunta nos comentários!

Imagem por Matt Hamm

Receba nossas actualizações por email

Ver Campanhas anteriores.

(4 leituras nos últimos 7 dias)

Receba Actualizações Por Email

Enviaremos todas actualizações do Portal directamente para o seu email

Share